Atividades de Ecoturismo - Cachoeiras

Cachoeira da Vila Maria: A cachoeira está situada no vértice de um vale que se afunila entre paredes que chegam a uma altura superior a 100 metros. A água despenca de uma altura aproximada de 150 metros, em um paredão de rocha predominantemente arenítica. A força da água cria uma atmosfera turbulenta com vento forte e muita umidade.
O local fica no limite da Reserva Biológica Estadual do Aguaí, onde está situada a nascente do riacho que forma a cachoeira da Vila Maria, o que garante a procedência potável da água do manancial.
A trilha apresenta grau de dificuldade que vai de médio a alto, porém o espetáculo da Cachoeira da Vila Maria faz valer o esforço da caminhada.
O entorno imediato à cascata apresenta problemas de mau uso por parte dos visitantes como presença de lixo e fogueiras. Estas condutas dos visitantes não combinam com o aspecto primitivo da área, principalmente por estar no limite de uma unidade de conservação. As visitas, portanto, requerem acompanhamento de pessoal especializado em guiamento em áreas naturais e também trabalhos de educação aos visitantes.
Atividades realizadas no atrativo:
Caminhada, contemplação da natureza, interpretação do ambiente (o que requer a presença de monitor ou condutor de ecoturismo como facilitador).
Acesso ao Atrativo:
O acesso ao atrativo passa por propriedade particular, o que requer consentimento do proprietário para realização de atividades na trilha.
 
Cachoeira do Cantão: Durante o trajeto, o caminho passa ao lado de uma cascata e em seguida chega à cachoeira do Cantão, situada em um diedro formado por uma extensa parede de arenito branco.
É necessário que as visitas sejam acompanhadas por condutores especializados em ecoturismo, afim de mitigar condutas inapropriadas ao local, bem como dar segurança e informação aos turistas.
O Acesso ao local, partindo de Nova Veneza, inicia em vias urbanas pavimentadas com paralelepípedo, seguidas de via rural pavimentada com asfalto, sendo a maior parte do trajeto rodoviário em estrada de chão batido.
A caminhada inicia em propriedade particular, em cenário dominado por pastagem cercada de mata nas encostas que formam o vale. À medida que o trilha avança pra a cachoeira, a mata se torna mais fechada até alcançar um estádio primitivo no entorno da queda d’água.
A trilha apresenta grau de dificuldade baixo a médio, com piso irregular e acidentado em determinados pontos.
Alguns pontos exigem maior atenção dos visitantes para evitar acidentes, já que a presença de rochas e madeiras se repete em vários pontos.



 
 
Cachoeira da Clínica: A cachoeira está situada entre paredes que chegam a uma altura superior a 70 metros, e da sua base vimos apenas duas das três quedas. A trilha apresenta grau de dificuldade que vai de baixo a médio, e tem aproximadament
e 2km de extensão.

As visitas, portanto, requerem acompanhamento de pessoal especializado em guiamento em áreas naturais e também trabalhos de educação aos visitantes, bem como estruturas de sinalização regulamentadora.




Texto: Dilton Pacheco

Nenhum comentário:

Postar um comentário