Atividades culturais

Nossas atividades de  Turismo Cultural.

Turismo Cultural: Nosso City tur conta com condutores locais em Nova Veneza levando o turista aos pontos turísticos onde vivenciamos a cultura italiana. Igrejas, museus, vinículas fazem parte desse roteiro. Nosso ponto turístico mais procurado é a gôndola, uma legítima embarcação trazida da Italia em 2006, no qual o turista pode tirar fotos e sentir um pouco da emoção proporcionada.

Gôndola: Das únicas quatro gôndolas existente fora da Itália, uma está em Nova Veneza. As demais se encontram no Canadá, outra na Rússia e a quarta nos Estados Unidos. Doada pela província de Veneza, a Gôndola de Nova Veneza simboliza a ligação entre as histórias dos dois países e está ambientada em lago artificial na Praça Humberto Bortoluzzi, desde novembro de 2006.


Casas de Pedra: Também conhecidas como Casas de Pedra Nono Luigi Bratti, em homenagem ao seu construtor, foram construídas em 1.891 e restauradas em 2002, quando foram tombadas como patrimônio histórico arquitetônico do Estado de Santa Catarina.
Desde 17 de fevereiro de 2011, as Casas de Pedra estão legalmente tombadas com Patrimônio Histórico Nacional.
De propriedade da Família de Ângelo Bortolotto, as casas de pedra fazem parte de um conjunto arquitetônico de construção vernacular em pedras de basalto, técnica trazida da Itália pelos primeiros imigrantes.
Situada na antiga estrada rural que liga Nova Veneza ao Distrito de Caravággio, mais conhecida como Estrada Centenária ou Via do Imigrante, as casas ficam a 2,6km do Centro de Nova Veneza, a 10 minutos de carro, 30 de bicicleta ou, para quem quer fazer uma caminhada entre paisagens rurais e matas, cerca de 50 minutos a pé.
As visitas e este sítio histórico instiga a curiosidade e proporciona intensas experiências aos visitantes. Agendamento de visitas 48 99596781.
Santuário Nossa Senhora de Caravággio: Uma estampa de Nossa Senhora do Caravaggio, trazida pelos primeiros imigrantes italianos que se instalaram na região, deu origem ao nome do distrito: Caravaggio. Devoção à ela tomou grande vulto e em 1963 quando foi construído um Santuário em sua homenagem, o qual atrai muitos devotos. Atualmente reúne em todo último final de semana de maio milhares de romeiros na festa em Honra à Santa.
Nossa Senhora do Caravaggio é hoje um símbolo da religiosidade católica na região.

Ateliê de Máscaras de Veneza: Loja de souvenires com tema Carnevale di Venezia, onde São vendidas máscaras e alugados trajes para participar do desfile do Carnevale di Venezia que acontece em junho.
A Loja Arte Veneza vende variedade de mini=máscaras, lembrancinhas e uma grande variedade de souvenires alusivos a Nova Veneza e Sua principal festa.
Os produtos são desenvolvidos por artesãos de Nova Veneza. Face: http://www.facebook.com/#!/ateliearte.veneza?fref=ts
email: ateliearteveneza@hotmail.com  com entregas para todo o Brasil.


Museu do Imigrante: No Centro da Cidade, um rico acervo museológico está exposto numa das mais historicamente importantes edificações do município. O Museu do Imigrante é uma das edificações mais antigos do município de Nova Veneza e seu acervo traduz toda a história do trabalho do povo que construiu a cidade, através de peças antigas como ferramentas, vestuário, utilitários, máquinas, documentos e mobílias.O prédio onde hoje se encontra este acervo foi a primeira sede da companhia colonizadora, primeira igreja, primeiro salão e casa paroquial; além de ter sido a primeira sede da prefeitura e câmara de vereadores.
Destacam-se no acervo as peças de medição que foi utilizada pelo agrimensor Natale Coral para medir as terras da então colônia Nuova Venezia.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário